top of page

Orisas

Ogun

Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro,1 senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos emOndoEkiti e Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, identificado no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda,odi e obeogunda, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba ogun.

Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideusesvisando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra".

Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele tenha wo ile sun, que significa "afundar na terra e não morrer", em um lugar chamado 'Ire-Ekiti'.

Os Orisás são filhos e mensageiros de Olodumare, o Deus supremo e único, e só nos comunicamos com Deus através deles. Todos possuem lendas, em que eram pessoas poderosas que se transformaram em deuses, porém com as paixões e defeitos dos seres humanos. Associam-se aos elementos da natureza, de quem são produtos, já que nas lendas sempre ao desaparecer se fundem com um desses elementos.

As definições a seu respeito e as lendas africanas de onde eles se originam são várias, mas coincidem em alguns pontos básicos: Orisás são divindades intermediárias entre o Deus Supremo e o mundo terrestre, encarregados de administrar a criação e que se comuniquem com os homens através de vistosos e complexos rituais. As estórias sobre eles falam-nos de seres profundamente humanos em seu comportamento - arquétipos que encontram correspondência com várias mitologias, entre elas a greco-romana. 

Pelas Lendas Africanas é que a Sabedoria dos Orisás é transmitida aos nossos adeptos,as nossas crianças e aqueles que querem um pouco do conhecimento milenar dos Deuses.Os Orisás são nossos mais remotos Ancestrais e nossos mais presentes Orientadores , fazendo parte do que trazemos na nossa bagagem.Os arquétipos dos Orisás são relacionados as manifestações da Natureza e em sua essência mais pura, assim como nós.

Por isso ,clicando em cada Orisá estarão entrando num mundo mágico de sabedoria,paixão e emoção e ao navegarem com os Deuses ,atentem para cada uma de suas estórias ,pois elas enriquecerão seu conhecimento e suas vidas para sempre.

 

Esù Laalu Ogiri Oko 

Esu Laalu, o senhor dos caminhos, o senhor da comunicação, o senhor do Oco, Esu laalu o Orixa que caminha com Oxala.

Esu e a terceira cabaça, pois Apos ter criado Obatala e Odudua, Olodumare criou Esu, que participou da criação do Ayé (mundo), onde para decer ao Ayé foi encantado na pedra de yangui.

Esu e responsavel pela fala, a comunicação entre os homens e os Orixas, anda por todos os caminhos tanto no Aye como no Orum( ceu). E o mais humanos dos Orixas por estar sempre entre nós e por isso e o que mais compreende nossas nessecidades e tambem nossos defeitos. E justo companheiro, amigo, generoso, juizes e execultor, ele mostra o melhor caminho a seguir, mas tambem esconde se a pessoa não merecer.

Deve sempre ser lembrada, respeitado, amado e louvado pois sem ele os outros Orixas não nos houve.

Esu não se DESPACHA com muitas casa erroniamente praticão e sim o agrada e pede pra nos dar um bom caminho, nos livrando do mal e da miseria.

Laroyé!!!!

bottom of page